Publicidade

Publicidade

Publicidade

África 21 OnlineÁfrica 21 Online

Registre-se na nossa newsletter e mantenha-se informado.
África 21 no Facebook

África 21 Online

Pesquisa

Siga o portal África 21

Feed RSS Twitter Facebook

Edição Impressa

Edição do Mês

Destaques da edição de Setembro de 2017

ÁFRICA

Oposições e renovação política em África

ANGOLA

Para bom entendedor

GUINÉ-BISSAU

Acode, ninguém acode!

BURKINA FASO

Bodas de prata do FESPACO

Rádio

Publicidade

+ Angola

IDEIA: Pós-graduação e aperfeiçoamento profissional com qualidade

| Editoria + Angola | 20/12/2016

-A / +A

Imprimir

-A / +A

O Instituto de Desenvolvimento Educacional Internacional de Angola (IDEIA) foi criado em 2014 por um grupo de brasileiros residentes em Angola há cerca de 20 anos. Sedeado em Luanda, o Instituto tem como objetivo contribuir para a formação e fortalecimento das instituições já existentes em Angola. Em parceria com instituições nacionais e internacionais de grande prestígio, está a formar gestores em diferentes áreas para o desenvolvimento estratégico de empresas públicas e privadas.


O INSTITUTO de Desenvolvimento Educacional Internacional de Angola (IDEIA) utiliza uma metodologia que visa sobretudo estabelecer uma interação dinâmica entre os conteúdos lecionados e a prática profissional, e divide as suas atividades educacionais em dois segmentos: cursos de pós-graduação e cursos de aperfeiçoamento profissional. 

Os cursos de pós-graduação são ministrados por professores da Fundação Getúlio Vargas (FGV), instituição brasileira de referência em formação superior na área de administração, em parceria com a Escola Nacional de Administração (ENAD).

«Nós temos cinco turmas de pós-graduação na ENAD, gestão de projetos, gestão de empresas, gestão estratégica de tecnologia de informação, gestão financeira e gestão pública, com aproximadamente 20 alunos por turma, que começaram em 2015 e terminam em dezembro de 2016. São cursos bem específicos que nós escolhemos de acordo com a demanda de formação de Angola», explica Marta Rego, coordenadora académica do IDEIA. A responsável acrescenta que «a maioria dos professores que dão aulas na nossa pós-graduação não são só académicos, eles têm uma forte atuação na área em que ministram as suas disciplinas. O diferencial que eles trazem para as aulas são as metodologias de estudo de caso, exercícios práticos, elaboração de projetos e plano de ação concretos.»

Ressalte-se que os cursos de pós-graduação do IDEIA recebem a certificação da Fundação Getúlio Vargas e têm reconhecimento académico em Angola, uma vez que são certificados pelo Instituto Nacional de Avaliação, Acreditação e Reconhecimento de Estudos do Ensino Superior (INAAREES), órgão do Ministério do Ensino Superior de Angola.

Formação contínua

Tendo como base a ideia de que a formação profissional contínua é a condição essencial para que as metas de qualificação e excelência profissional sejam atingidas com vista ao desenvolvimento económico e social do país, o IDEIA também tem realizado cursos de aperfeiçoamento profissional em diferentes áreas, qualificando os quadros angolanos de forma dinâmica, visando o desenvolvimento de competências que permitam aos profissionais uma atuação diferenciada num mercado de trabalho cada vez mais competitivo.

Essas formações mais curtas, os cursos de aperfeiçoamento profissional, são realizadas numa sala do espaço Avenida, também no Bairro de Talatona, em Luanda, e são certificadas pelo Instituto Nacional de Emprego e Formação Profissional (INEFOP). Nesse segmento, em 2014, o IDEIA formou mais de 45 alunos nos cursos de gestão de empresas e gestão de projetos e, em 2016, está formando mais de 100 alunos. Os profissionais angolanos receberam em 2014 os seus certificados numa cerimónia de outorga que contou com a presença do Presidente do Conselho de Administração da Escola Nacional de Administração, Hugo Brás.

Em 2015, foram realizados catorze cursos de pós-graduação em diferentes áreas e têm o seu término previsto para o final deste ano. Para 2017, estão planeados 28 cursos neste segmento, nas áreas de Finanças e Banca, Gestão Empresarial, Gestão Executiva, Ciência Humanas e Sociais, Seguros, Tecnologias de Informação e Comunicação. As inscrições começam em janeiro e para se inscrever, basta entrar no site www.ideia.co.ao ou ligar para os terminais telefónicos 914 832 748 ou 995 246 271.

Marta Rêgo explica que para os cursos de aperfeiçoamento profissional os custos variam, dependendo do tipo do curso, da carga horária e do profissional que os leciona. «A carga horária vai de 24 até 240 horas e se o professor for nacional o custo é menor, porque não teremos despesas de passagem nem hospedagem que pagamos quando o professor é expatriado. Já na pós-graduação os custos são bem mais altos, porque os professores vêm todos do Brasil», afirma a coordenadora académica do IDEIA.

 

Imprimir

Publicidade

Publicidade

Publicidade

Publicidade

Publicidade

Siga o portal África 21

Feed RSS Twitter Facebook
África 21 Online

Publicidade

Publicidade

Publicidade

Publicidade