África 21 Online
Pesquisa
Sou assinante
Destaques da edição de Março de 2018
Rádio
O governo iraquiano convidou a estatal petrolífera angolana, Sonangol, a retomar a exploração dos poços de Qayyrah e Najmah, na província de Nineveh, próximo de Mossul, cujos direitos adquiriu em 2009, mas que teve de abandonar em 2014, quando o Estado Islâmico expulsou as tropas governamentais na região e ocupou os referidos poços.
Os mesmos foram recuperados pelo exército iraquiano há um ano atrás, mas estavam a arder totalmente, impossibilitando a sua exploração. Para recupera-los, foi construído um pipeline de água, a fim de extinguir as chamas.
O convite das autoridades do Iraque à Sonangol para retomar a exploração de Qayyrah e Najmah foi feito recentemente pelo ministro dos Petróleos do referido país, Jabbar al-Luaibi, ao administrador da companhia angolana Edson Santos. Nada transpirou, ainda, quanto à possível resposta desta última.
As reservas dos dois poços estão estimadas em 1,7 mil milhões de barris, dos quais 900 milhões em Najmah e 800 milhões em Qayyrah. A Sonangol detém 75% do capital do grupo explorador.
Siga o portal África 21