Publicidade

Publicidade

Publicidade

África 21 OnlineÁfrica 21 Online

Registre-se na nossa newsletter e mantenha-se informado.
África 21 no Facebook

África 21 Online

Pesquisa

Siga o portal África 21

Feed RSS Twitter Facebook

Edição Impressa

Edição do Mês

Destaques da edição de Outubro de 2018

ÁFRICA

ÁFRICA DE AMANHÃ - A grande aposta nas tecnologias de informação e comunicação

ANGOLA

Angola aposta em políticas públicas para maior inclusão digital

ANGOLA

Uma sucessão em dois actos

ESTADOS UNIDOS

Resistência na casa Branca contra Trump

ETIÓPIA

Etiópia: Abiy Ahmed, um primeiro-ministro chamado «revolução»

ÁFRICA DO SUL

África do Sul : O começo de uma segunda transição política

ÁFRICA

A revolução dos arquitetos africanos

EGITO

CAIRO, A CIDADE QUE MAIS CRESCE NO MUNDO

Rádio

Publicidade

Cultura

Cultura Bantu será apresentada no Brasil

| Editoria Cultura | 12/02/2018

-A / +A

Imprimir

-A / +A

Um grupo de reis tradicionais de Angola estará no Brasil nos dias 4, 5 e 6  de Maio, para participar pela primeira vez no IV encontro Internacional das Tradições Bantu, na Fundação Memorial da América Latina, em São Paulo.

O organizador do festival Walmir Damasceno, explicou que a ida ao Brasil está confirmada e o objectivo é recuperar as ligações entre os afro descendentes brasileiros e aos seus povos de origem; a vinda dos soberanos angolanos tem um grande simbolismo porque os negros do Brasil não conhecem sua matriz africana.

O responsável do festival, fez uma visita recente à Angola onde manteve um encontro com a ministra Carolina Cerqueira e ela determinou que “fossem criadas as condições necessárias para que três soberanos da tradição bantu venham ao Brasil”, acrescentou.

O festival é um Encontro Internacional das Tradições Bantu, o evento junta no país sul-americano o rei do Bailundo, Armindo Francisco Ekuikui V, o chefe do Lumbu, Afonso Mendes, e o rei do Ndongo, Buba N`vula Ndala Mana.

Durante o encontro, serão realizados debates sobre a cultura bantu com especialistas do Brasil, África e América Latina, uma feira de artesanato e gastronomia, apresentações de danças tradicionais e “shows” musicais.

Um dos palestrantes internacionais presentes será o porta-voz a Associação dos Médicos Tradicionais de Moçambique (Ametramo), Fernando Romão Mathe, irá falar sobre a medicina tradicional que contribui e reforça o Sistema Nacional de Saúde de Moçambique.

O historiador e professor angolano Patrício Batsîkama e o director de desenvolvimento institucional do Banco Sol, Andrade Katanga Brás também estão confirmados nos debates.

Entre as atracções musicais destacam-se apresentações das cantoras brasileira Margareth Menezes e Ana Mametto, e do rapper angolano Naice Zulu.

Além das autoridades tradicionais, o IV Ecobantu contará com a presença do Presidente do Gabão, Ali Bongo que estará no Brasil com uma delegação diplomática.

 

 

Imprimir

Publicidade

Publicidade

Publicidade

Publicidade

Publicidade

Siga o portal África 21

Feed RSS Twitter Facebook
África 21 Online

Publicidade

Publicidade

Publicidade

Publicidade