África 21 Online
Pesquisa
Sou assinante
Destaques da edição de Fevereiro de 2019
Rádio
Por João Seles
O Cairo é uma cidade tentacular que já tragou as pirâmides de Gizé, situadas nos seus arredores urbanos. Mas a sombra das pirâmides não impede a capital de continuar a crescer a uma velocidade desmesurada.
Segundo último relatório do Euromonitor Internacional, o Cairo é a cidade com mais forte aumento de população no mundo em 2017.
O Cairo que possuía uma população estimada em 22,9 milhões de habitantes em 2016, deveria ganhar mais 500.000 no ano seguinte em 2017. Um crescimento ultra-rápido que ultrapassa Shangai na China, que registou no mesmo período um aumento inferior na ordem dos 400.000 habitantes. O êxodo rural no Egipto tem sido uma constante nas duas últimas década, e tudo indica que não vai diminuir.
“ Com cerca de 100 milhões de citadinos suplementares entre 2000 e 2025, dos quais 36 milhões no Egipto, 10 milhões na Argélia e Marrocos, as cidades ribeirinhas do Mediterrâneo que se estendem ao Médio Oriente, serão o palco de grandes mudanças sociais e ambientais nos próximos anos”, declarou universitária, Laria da Silva, sobre o futuro próximo desta região no contexto urbano de grandes cidades.
Para evitar que a população rural se amontoe em milhares de casebres ao redor do Cairo, o governo egípcio do general Al-Sissi, prossegue de forma mais ampliada o plano de 1979, que envolve a criação de novas cidades periurbanas para descongestionar a capital.
(Leia o artigo na integra na edição nº 131 da Revista África 21, mês de Agosto)
Siga o portal África 21