Publicidade

Publicidade

Publicidade

África 21 OnlineÁfrica 21 Online

Registre-se na nossa newsletter e mantenha-se informado.
África 21 no Facebook

África 21 Online

Pesquisa

Siga o portal África 21

Feed RSS Twitter Facebook

Edição Impressa

Edição do Mês

Destaques da edição de Novembro de 2018

ESTADOS UNIDOS

ESTADOS UNIDOS DEMOCRATAS RECUPERAM CÂMARA DOS REPRESENTANTES

COMORES

FRACASSO DA REBELIÃO NA ILHA DE ANJOUAN

CONGO RD

DESTAQUE RD CONGO

AFEGANISTÃO

O DILEMA AMERICANO DA RETIRADA SEM GLÓRIA

NOVA CALEDÓNIA

A colonização em questão na Nova Caledónia

ANGOLA

PANORAMA DOS RECURSOS HUMANOS EM ANGOLA

ANGOLA

EM NOME DO CANUDO, A FABRICA DOS DIPLOMAS

ARGENTINA

Será justiça o que fazem com Kirchner?

Rádio

Publicidade

Ciência

Premiados investigadores africanos da Saúde

| Editoria Ciência | 28/11/2018

-A / +A

Imprimir

-A / +A

 

Kuwait - Os investigadores Salim S. Abdool Karim, do Centro para o Programa de Investigação da SIDA da Universidade de KwaZulu-Natal, África do Sul, a professora Sheila K. West, do Wilmer Eye Institute, de Boston (EUA) e o Centro de Pesquisas Rakai Health Sciences Program, do Uganda, são os vencedores da edição 2018 do Prémio Al-Sumait no campo da Saúde.

O prémio é outorgado anualmente pelo Estado do Kuwait a individualidades ou instituições que se destaquem nos domínios da Segurança Alimentar, Saúde e Educação.

Foi criado em homenagem ao falecido Dr. Abdulrahman Al-Sumait, um médico kuwaitiano que dedicou a sua vida a enfrentar os desafios que confrontam África nos campos da saúde, segurança alimentar e educação.

Os galardoados deste ano foram escrutinados pelo Conselho de Assessores do Prémio, pelo seu trabalho exemplar na melhoria da Saúde no continente africano.

Metade do prémio, no valor de um milhão de dólares, vai para o  professor Karim, director do Centro para o Programa de Investigação da SIDA, vice-chanceler na Universidade de KwaZulu-Natal e professor na Universidade de Columbia.

Os restantes 500 mil dólares serão repartidos entre a professora Sheila K. West, vice-presidente e investigadora do Wilmer Eye Institute, do Instituto de Medicina da Universidade Johns Hopkins, e o Rakai Health Sciences Program, um Centro de Investigação Independente sem fins lucrativos com sede em Rakai, no Uganda.

As contribuições do Professor Abdool Karim para a ciência no tratamento e prevenção do VIH levaram a alterações na política  na prática de saúde, com evidente impacto na redução da mortalidade e morbilidade dos pacientes.

As suas descobertas sobre a relação entre o VIH e a tuberculose, uma das principais causas de morte em África, são especificamente mencionadas em muitas políticas e directrizes de tratamento do país, e estão a ser implementadas em todo o mundo. O impacto é altamente tangível (por exemplo, as mortes de VIH relacionadas com a tuberculose diminuíram para metade na África do Sul, desde 2012).

Sobre a professora West, as suas investigações são focadas em África, sobre as formas de melhorar o

s resultados da cirurgia de triquíase e eliminação da cegueira causada por tracoma. O seu trabalho contribuiu para controlar a cegueira de crianças e adultos.

Sheila West tem sido essencial no desenvolvimento da estratégia WHO SAFE para a prevenção e o controlo de tracoma, uma estratégia sustentável que agora é mundialmente utilizada para prevenir a cegueira entre crianças e adultos.

Quanto ao Rakai Health Sciences Program, o instituto conta com 350 funcionários ugandeses, que funcionam na área clínica e de investigação. Entre eles incluem-se epidemiologistas, demógrafos, investigadores clínicos e de ciências básicas, cientistas comportamentais e de laboratório, além de funcionários de apoio à investigação. 

Os colaboradores adicionais fornecem serviços de tratamento e prevenção do VIH, como resultado das investigações do RHSP. O objectivo primordial da investigação no RHSP é em relação à melhoria da Saúde, ao prevenir o VIH e doenças sexualmente transmissíveis.

 

 

Imprimir

Publicidade

Publicidade

Publicidade

Publicidade

Publicidade

Siga o portal África 21

Feed RSS Twitter Facebook
África 21 Online

Publicidade

Publicidade

Publicidade

Publicidade