Publicidade

Publicidade

Publicidade

África 21 OnlineÁfrica 21 Online

Registre-se na nossa newsletter e mantenha-se informado.
África 21 no Facebook

África 21 Online

Pesquisa

Siga o portal África 21

Feed RSS Twitter Facebook

Edição Impressa

Edição do Mês

Destaques da edição de Março de 2019

MÉDIO ORIENTE

Nas areias movediças do Médio Oriente

ÁFRICA

Drogas em África As novas rotas do tráfico de heroína

ÁFRICA

A África a mercê de um Triângulo Voraz

ÁFRICA

África Oriental O regresso ao grande investimento nos Caminho-de-ferro

MUNDO

RefugiadosAs cifras da vergonha!

ÁFRICA

Estaca da África em Brexit

MUNDO

Racistas ou nem por isso?

EGITO

O futuro do Egipto passa pela energia solar

Rádio

Publicidade

Política

Cimeira de Chefes de Estado da UA encerra hoje

| Editoria Política | 11/02/2019

-A / +A

Imprimir

-A / +A

A 32ª Cimeira Ordinária de Chefes de Estado e de Governo da União Africana (UA) entra hoje (segunda-feira) no seu segundo e último dia de trabalhos, com a abordagem de assuntos como a transformação digital em África.

A sessão de hoje reserva também uma reunião de alto nível sobre o reconhecimento, pela UA, do 400º aniversário do comércio transatlântico de escravos, organizada pelo Presidente Uhuru Kenyatta.

Haverá também um almoço de trabalho sobre a transformação digital em África e uma reunião de alto nível do Conselho de Administração da iniciativa da aliança da Smart África Ruanda/DIE, organizado pelo Presidente Paul Kagame.

Domingo, primeiro dia de trabalhos, ficou marcado pelos discursos de abertura do presidente cessante da União, o ruandês Paul Kagame e do novo, o egípcio Abdel Fattah Al-Sisi, que destacaram a necessidade da continuidade das reformas, sob pena de a África falhar.

A cerimónia solene de abertura foi marcada pela presença de três convidados especiais, nomeadamente o fundador da Microsoft, Bill Gates, o presidente da FIFA, Gianni Infantino e do director-geral da OMS, Tedros Adhanom.

A actividade começou com a foto de família, seguida da inauguração da estátua do imperador etíope, Haile Selassie.

A abertura oficia da Cimeira contou também com as habituais presenças dos Secretário-geral da ONU, António Guterres, e do presidente da Autoridade Palestiniana, Mahmoud-Abbas.

O presidente cessante, Paul Kagame, e o em exercício, Abdel Fattah Al-Sisi, deram boas vindas aos chefes s de Estado e de Governo recém-eleitos da RDCongo e do Madagascar, respectivamente, Félix Tshisekedi e Andry Rajoelina.

Também foi feito o lançamento do tema do ano de 2019: Ano dos refugiados, dos repatriados, deslocados internos: Rumo a soluções duradouras para a deslocação forçada em África '”.

A reunião de domingo ficou igualmente marcada pela análise de questões importantes da actualidade, como a implementação da decisão da reforma da organização, as eleições realizadas em 2018 no continente, integração regional, situação de paz e segurança, situação humanitária e análise do orçamento para 2019.

Na sessão, o Presidente do Ruanda, Paul Kagame, que cessou as suas funções enquanto líder da organização continental, apresentou um relatório sobre o processo de reformas em curso na instituição, como resultado da 11ª Sessão Extraordinária da Cimeira dos Chefes de Estado sobre reformas, realizada de 17 a 18 de Novembro de 2018.

O presidente da comissão da União Africana, Moussa Faki, apresentou o relatório sobre a situação de paz e segurança em África e as acções empreendidas pela organização relativas a matéria em 2018.

A situação de crises no continente, sobretudo em países como a RDCongo, RCA, Líbia, Sudão, Sudão do Sul, Burundi, Somália e informações actualizadas sobre a implementação do roteiro para silenciar as armas até 2020, bem como os processos eleitorais realizados em 2018 na RDCongo, Serra Leoa, Camarões e São Tome e Príncipe, também fizeram parte do relatório de paz e segurança. 

A Cimeira abordará também a questão do combate ao terrorismo e ao extremismo violento em África.

Imprimir

Publicidade

Publicidade

Publicidade

Publicidade

Publicidade

Siga o portal África 21

Feed RSS Twitter Facebook
África 21 Online

Publicidade

Publicidade

Publicidade

Publicidade