África 21 Online
Pesquisa
Sou assinante
Destaques da edição de Fevereiro de 2019
Rádio
Abdelaziz Bouteflika, 81 anos, anunciou que se candidata a um quinto mandato como presidente da Argélia, apesar dos graves problemas de saúde que o afectam há anos, noticiou a agência oficial APS.
No poder desde 1999, Bouteflika sofreu um acidente vascular cerebral em 2013 e, desde então, raras vezes foi visto em público, desloca-se em cadeira de rodas e nunca mais falou publicamente.
O anúncio foi feito numa “mensagem à nação” divulgada pela APS, quando falta menos de um mês para o fim do prazo para a apresentação de candidaturas às presidenciais, e põe fim a meses de especulações, marcados pelo silêncio de Bouteflika.
Na semana passada, a coligação de partidos que o apoia, a Aliança Presidencial, designou-o candidato e, no sábado, o seu partido, a Frente de Libertação Nacional (FLN), organizou um comício de apoio à candidatura.
Até ao momento apenas formalizaram uma candidatura às presidenciais de 18 de Abril o general na reserva Ali Ghediri e o líder do partido islâmico moderado, Abderazak Makri, apesar de 186 pessoas terem requerido os documentos oficiais para se candidatar.
Ali Benflis, um ex-primeiro-ministro que disputou com Bouteflika as presidenciais de 2004 e de 2014, ainda não anunciou se se candidata ou não.
Siga o portal África 21