Publicidade

Publicidade

Publicidade

África 21 OnlineÁfrica 21 Online

Registre-se na nossa newsletter e mantenha-se informado.
África 21 no Facebook

África 21 Online

Pesquisa

Siga o portal África 21

Feed RSS Twitter Facebook

Edição Impressa

Edição do Mês

Destaques da edição de Março de 2019

MÉDIO ORIENTE

Nas areias movediças do Médio Oriente

ÁFRICA

Drogas em África As novas rotas do tráfico de heroína

ÁFRICA

A África a mercê de um Triângulo Voraz

ÁFRICA

África Oriental O regresso ao grande investimento nos Caminho-de-ferro

MUNDO

RefugiadosAs cifras da vergonha!

ÁFRICA

Estaca da África em Brexit

MUNDO

Racistas ou nem por isso?

EGITO

O futuro do Egipto passa pela energia solar

Rádio

Publicidade

Desporto

EGIPTO ASSUME-SE COMO PIONEIRO E PROCURA OCTA-CAMPEONATO

| Editoria Desporto | 19/02/2019

-A / +A

Imprimir

-A / +A

Por Jaime Kyesse

Bola rola pela primeira vez com 24 selecções, na sua 32ª edição e quarta organização consecutiva em ano ímpar, 2013, 2015 e 2017.

As cidades egípcias do Cairo, Alexandria, Suez, Ismailia e Port Said serão sede da 32 edição do Campeonato Africano de Futebol (CAN/2019), a realizar-se de 21 de Junho a 19 de Julho deste ano, envolvendo pela primeira vez 24 nações no seu quarto ano ímpar, a contar de 2013.

 INICIALMENTE A PROVA devia decorrer de 15 de Junho a 13 de Julho, mas a data teve de ser alterada pelo Comité Executivo da CAF, na sua última reunião (a 26 de Janeiro na capital do Egipto - Cairo), a pedido deste país organizador por causa do Ramadão,  previsto para o final do mês de Maio.

Pelo menos 552 estrelas, num total de 23 jogadores por selecção, a maioria dos quais a militar nas ligas europeias, entrarão em cena, mostrando a força da modalidade no “continente berço” e, ao mesmo tempo, apresentar as futuras “coqueluches” dos próximos cinco anos.

Mohamed Salah (Egipto) e Sadió Mané (Senegal), ambos do Liverpool, Aubemayang e Alex (Gabão e Nigéria – Arsenal), Victor Móses (Nigéria – Chelse), clubes da Inglaterra, Gelson Dala e Bastos Kissanga (Angola – Rio Ave de Portugal e Lázio da Itália) são algumas referências da actualidade.

Deste grupo, e igualmente a evoluírem nos principais campeonatos da Europa, constam Aboubakar e Andre Onana (Camarões – FC Porto e Ajax da HOL), Idrissa Gueye (Senegal – Everton ING) Kalidou Koulibaly (Senegal – Napoli ITA), Mehdi Benatia (Marrocos – Juventus ITA) e Marega (Mali - FCP).

Naby Keita (Guiné & Liverpool), Riyad Mahrez (Argélia & Manchester City), 
Taha Khenissi (Tunísia & Esperance), Thomas Partey (Gana & Atletico Madrid), Wahbi Khazri (Tunísia & Saint-Étienne), Walid Soliman (Egipto & Ahly) também marcarão presença na maior festa continental.

No país dos faraós, que alberga a competição pela quinta vez (1959, 1974, 1986, 2006 e 1974) estarão igualmente Wilfried Zaha (Costa do Marfim & Crystal Palace), Yacine Brahimi (Argélia & Porto), Youcef Belaili (Argélia & Esperance), Bertrand Traoré (Burkina Faso – Lyon de França), entre outros.

Ao contrário das 31 edições anteriores, todas realizadas entre Janeiro e Fevereiro de anos pares, o Egipto torna-se também no pioneiro em acolher a prova nos meses de Junho e Julho, o que servirá de antídoto para conquistar o seu oitavo troféu e cimentar o estatuto de papão. 

Em Março, serão conhecidas as 24 selecções participantes ao evento (antes eram 16), para o qual estão já qualificadas, além do anfitrião Egipto, o Madagáscar, Senegal, Quénia, Ghana, Uganda, Mali, Marrocos, a Tunísia, Nigéria, Guiné, Argélia, Mauritânia e Costa do Marfim.

Na eminência do apuramento estão o Burkina Faso, o Benin, a RDC e Angola que joga a cartada decisiva a 21 de Março, em Gaberone, diante do Botswana. Em caso de vitória os Palancas Negras marcarão a sua oitava presença no torneio, cuja primeira edição data de 1957 (com apenas três seleções).

 

(Leia o artigo na integra  na edicção nº136 da Revista África21, mês de Fevereiro)

Imprimir

Publicidade

Publicidade

Publicidade

Publicidade

Publicidade

Siga o portal África 21

Feed RSS Twitter Facebook
África 21 Online

Publicidade

Publicidade

Publicidade

Publicidade