Publicidade

Publicidade

Publicidade

África 21 OnlineÁfrica 21 Online

Registre-se na nossa newsletter e mantenha-se informado.
África 21 no Facebook

África 21 Online

Pesquisa

Siga o portal África 21

Feed RSS Twitter Facebook

Edição Impressa

Edição do Mês

Destaques da edição de Agosto de 2019

ÁFRICA

EXPLOSÃO DEMOGRÁFICA EM ÁFRICA, UMA BOMBA AO RETARDADOR

ÁFRICA

O PARADIGMA PARTICULAR DA DEMOGRAFIA VERSUS DESENVOLVIMENTO

ANGOLA

EXPLOSÃO DEMOGRÁFICA UMA BOMBA DE EFEITO RETARDADO

EUROPA

O PESADELO DEMOGRÁFICO QUE ASSOMBRA A EUROPA

MOÇAMBIQUE

POR ALGUNS DÓLARES MAIS

MUNDO

MUDANÇAS CLIMÁTICAS PODEM ENGENDRAR “APARTHEID GLOBAL”

VENEZUELA

O CAPCIOSO RELATÓRIO BACHELET

ÁFRICA

RUMO A UMA ÁFRICA INTEGRADA E PRÓSPERA

Rádio

Publicidade

Cultura

Galeria Banco Económico lança exposição “50 Anos- Passado, Presente e Futuro”

| Editoria Cultura | 26/04/2019

-A / +A

Imprimir

-A / +A

A exposição “50 Anos- Passado, Presente e Futuro de António Ole estará patente ao público de 26 de Abril a 14 de Junho na Galeria Banco Económico em Luanda.

A exibição de arte é uma homenagem do Banco Económico ao meio século de carreira de António Ole, um dos maiores artistas contemporâneos de Angola.

Cerca de 40 trabalhos, entre pintura, desenho, instalação e fotografia cria uma retrospectiva com algumas das peças mais emblemáticas dos primeiros anos de trabalho de António Ole e apresenta, também, diversas obras recentes e inéditas.

A mostra constituída por duas secções. Uma sobre o passado, com uma visão retrospectiva das suas obras, e outra com peças mais actuais e inéditas, pretende constituir uma ligação umbilical, numa narrativa visual que evolui ao longo do percurso do artista.

Para a exposição “50 Anos- Passado, Presente e Futuro”, o artista selecionou cerca de 18 peças retrospectivas, algumas realizadas antes de 1985, e que marcaram o início do seu percurso artístico.

Faz parte da amostra, o tríptico Ana Mwa Zanga – acrílico e colagem sobre serigrafia e folha de ouro – do projecto “Ínsula”, um processo criativo ainda em curso, que resulta de uma reflexão filosófica, religiosa, cultural e linguística sobre nove Ilhas, ao longo do continente africano. Neste exercício extrapolam-se as influências da insularidade na construção dos imaginários culturais, e foi neste contexto que António Ole se inspirou no conceito “Ana Mwa Zanga”, que traduzido do quimbundo significa “pessoas que pisam a água do mar”.

As restantes obras são mais recentes e, na sua maioria, inéditas. Nesta vertente, a exposição integra trabalhos com diversas técnicas mistas, sobretudo desenho, uma instalação de 50 aguarelas, pintura- acrílico e pigmentos sobre tela- e três projectos de fotografia, em caixa de luz, inspirados nos resquícios das memórias do artista sobre as suas passagens por Veneza, uma paisagem urbana particularmente marcante e inspiradora para António Ole. Entre as obras inéditas nesta mostra destacam-se várias novas criações realizadas entre 2018 e 2019.

A exposição” 50 Anos- Passado, Presente e Futuro” conta ainda com a exibição do documentário “Ole António Ole”, sobre a vida e obra do artista, da autoria de Rui Simões.

Para além desta exposição, o Banco Económico está também a produzir uma edição limitada de um livro sobre os cinquenta anos de carreira de António Ole, para ajudar a criar mais uma memória intemporal sobre o trabalho deste artista de grande vulto.

Para Henda Teixeira, Administradora do Banco Económico, “António Ole é um artista único, multifacetado, com uma vasta e diversificada obra, que se materializa em várias áreas – desde a pintura, escultura, fotografia, instalação, vídeo e filme- e as suas criações têm vindo a ser exibidas nos mais conceituados espaços de arte, a nível mundial.

A aposta na promoção da arte contemporânea e da cultura no País é um desafio que o Banco Económico  propôs a se  e que  se materializa com a exposição que assinala os  50 anos de carreira de António 

Imprimir

Publicidade

Publicidade

Publicidade

Publicidade

Publicidade

Siga o portal África 21

Feed RSS Twitter Facebook
África 21 Online

Publicidade

Publicidade

Publicidade

Publicidade