Publicidade

Publicidade

Publicidade

África 21 OnlineÁfrica 21 Online

Registre-se na nossa newsletter e mantenha-se informado.
África 21 no Facebook

África 21 Online

Pesquisa

Siga o portal África 21

Feed RSS Twitter Facebook

Edição Impressa

Edição do Mês

Destaques da edição de Agosto de 2019

ÁFRICA

EXPLOSÃO DEMOGRÁFICA EM ÁFRICA, UMA BOMBA AO RETARDADOR

ÁFRICA

O PARADIGMA PARTICULAR DA DEMOGRAFIA VERSUS DESENVOLVIMENTO

ANGOLA

EXPLOSÃO DEMOGRÁFICA UMA BOMBA DE EFEITO RETARDADO

EUROPA

O PESADELO DEMOGRÁFICO QUE ASSOMBRA A EUROPA

MOÇAMBIQUE

POR ALGUNS DÓLARES MAIS

MUNDO

MUDANÇAS CLIMÁTICAS PODEM ENGENDRAR “APARTHEID GLOBAL”

VENEZUELA

O CAPCIOSO RELATÓRIO BACHELET

ÁFRICA

RUMO A UMA ÁFRICA INTEGRADA E PRÓSPERA

Rádio

Publicidade

Cultura

Camões abre portas ao Dia da Língua Portuguesa e da Cultura da CPLP

| Editoria Cultura | 30/04/2019

-A / +A

Imprimir

-A / +A

O Centro Cultural Português realiza a 6 de Maio, uma serie de actividades, alusiva ao Dia da Língua Portuguesa e da Cultura da CPLP que incluirá música, declamação de poesia, leitura interactiva e performance.

Da programação, destaca-se o recital musicado “Poemas que Encantam”, promovido pela Associação de Jovens Naturais e Amigos da CPLP, serão revisitados, em forma de canção, poemas de autores dos oito Países, que integram a Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP).

As músicas terão por referência os diversos géneros musicais de cada um dos países da CPLP, designadamente Semba, Fado, Samba, Fonana, Morna, Marabenta, e Kombe, entre outros.

O recital “Poemas que Encantam” encerrará o programa de actividades que decorrerem ao longo do dia 6 de Maio, no Camões/Centro Cultural Português, na Biblioteca e Auditório. 

A poesia será declamada e cantada por jovens que integram a referida Associação de jovens, mas será aberto à participação do público presente que queira dar voz e declamar ou cantar a poesia da CPLP.  

No período da manhã (10H00), na Biblioteca, está prevista uma edição especial do “Escritor do Mês no Camões”, que celebrará o poeta, antropólogo e cineasta, Ruy Duarte de Carvalho. Uma figura ímpar na divulgação da cultura dos povos pastoris do Sul de Angola, que tem na obra “Fui Lá visitar Pastores” o expoente máximo.

A par desse escritor angolano, serão revisitados autores de todos os países da CPLP, designadamente Mia Couto (Moçambique), Abdulai Sila (Guiné Bissau), Baltazar Lopes (Cabo Verde), Virgílio Ferreira (Portugal), Machado Assis (Brasil), Luís Cardoso de Noronha (Timor Leste) e Rui Cinatti (S. Tomé e Príncipe). Participarão na actividade estudantes de várias escolas do ensino geral.

No início da tarde, o Auditório Pepetela do CCP, acolherá um Debate sobre língua e literatura portuguesa na CPLP, coordenada pela docente universitária de Língua Portuguesa da Universidade Lusíada, Profª. Fátima Fernandes. Participarão na actividade estudantes universitários e pré-universitários.

 No final da tarde (18H30), o Auditório Pepetela vai acolher um Recital de Poesia Musicada. Será cantada e musicada poesia de autores da CPLP, tendo como mote diferentes géneros musicais de cada país, designadamente, Fado, Samba, Semba, Fonana, Morna, Marabenta e Kombe.   

O Dia da Língua Portuguesa e da Cultura da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP) vai ser assinalado a 5 de maio, data em que é anualmente comemorada desde a sua instituição por resolução do Conselho de Ministros da organização, reunido na Cidade da Praia, Cabo Verde, em 2009, fundado no facto de o português constituir «um vínculo histórico e um património comum resultantes de uma convivência multissecular que deve ser valorizada

Imprimir

Publicidade

Publicidade

Publicidade

Publicidade

Publicidade

Siga o portal África 21

Feed RSS Twitter Facebook
África 21 Online

Publicidade

Publicidade

Publicidade

Publicidade