África 21 Online
Pesquisa
Sou assinante
Destaques da edição de Agosto de 2019
Angola lança na próxima quarta-feira, 19, em Cabo Ledo, um pequeno satélite denominado "Cansat" produzido por especialistas de diversas Universidades angolanas.
Criado pelo Gabinete de Gestão do Programa Espacial Nacional (GGPEN) do Ministério das Telecomunicações e Tecnologias de Informação (MTTI), com o concurso do Departamento de Ciências Espaciais e Pesquisa Aplicada (DCEPA), numa cooperação da comunidade académica angolana. O "Cansat" é a representação de um satélite real num volume de lata de refrigerante de 330 mililitros
De acordo com o MTTI, os primeiros testes do "Cansat" foram feitos com sucesso no dia 11 deste mês, em Cabo Ledo e envolveram entidades como a Força Aérea Nacional (FAN) que disponibilizou um helicóptero para a operação.
O resultado dos testes realizados indicaram que o pequeno satélite deve ser lançado a uma altitude máxima de 400 metros, com uma velocidade do vento não superior a 14 quilómetros por hora, a fim de estimar uma melhor comunicação com a estação terrena.
O lançamento do "Cansat" enquadra-se no âmbito do Fórum e Exposição Internacional de Tecnologias de Informação " Angotic ", a ser organizado pelo Ministério das Telecomunicações e Tecnologias de Informação de 18 a 20 de Junho no Centro de Convenções de Talatona (CCTA).
Siga o portal África 21