África 21 Online
Pesquisa
Sou assinante
Destaques da edição de Agosto de 2019
Paulo Pombolo, queera secretário do Bureau político do Comité Central do MPLA para a informação, foi eleito no sábado, 15 de junho, para o lugar de secretário-geral do partido no poder, tendo substituído Álvaro de Boavida Neto do cargo.
A eleição de Pombolo foi realizada pelo Comité Central do MPLA no quadro do VII Congresso Extraordinário da organização política em Luanda, através de 410 votos a favor, 27 contra e 18 abstenções. O actual secretário do MPLA foi proposto pelo líder do partido, João Lourenço.
Das novas entradas na composição dos 72 lugares do Bureau Político do Comité central do MPLA destacam-se ainda Irene Alexandre neto, filha do primeiro presidente de Angola, António Agostinho Neto, o regresso da actual governadora da província do Humbo, Joana Lina Ramos Baptista, que não constava da lista eleita em 2018, dos jornalistas Albino Carlos e Joana Domingos dos Santos Tomás, e também Marcy Lopes, Vera Daves, Júlio Bessa, Manuel Homem e Maricel Capama.
Esta foi a primeira reunião do Comité Central efetuada após o Congresso Extraordinário da formação política que sustenta o Governo. O órgão de direcção passou de 366 para 497 membros, sendo 61% dos novos integrantes jovens, o que visa assegurar a transição geracional.
João Lourenço aproveitou a ocasião para dizer que quer o seu partido focado nas eleições autárquicas de 2020, apelando aos membros do mesmo que trabalhem para a vitória.
Siga o portal África 21