África 21 Online
Pesquisa
Sou assinante
Destaques da edição de Agosto de 2019
O Presidente da República de Moçambique, Filipe Nyusi, fez esta quarta-feira, 31 de julho, na Assembleia da República, perante 206 deputados, um balanço dos seus cinco anos de mandato, tendo realçado as conquistas do Governo durante o referido período de tempo.
O governo partilhou ainda a sua esperança em relação à situação actual do país. “O Estado da nação é de esperança e de um horizonte promissor”, garantiu, acrescentando que “Moçambique tem tudo para dar certo”.
Segundo o Chefe da Nação moçambicana, este optimismo justifica-se pela estabilização económica, o reatamento da confiança de parceiros como o Fundo Monetário Internacional (FMI), a realização da cimeira EUA-África e ainda a recente decisão final de investimentos da Anadarko.~
Para Nyusi todos estes factores representam um passo importante para o início de uma nova era no desenvolvimento social e económico do país.
“Temos de acreditar em nós e fazer mais do que os parceiros que acreditam em nós. Temos de apostar na economia e apostar no país”, salientando que a educação deverá receber maior investimento, pois pretende fornecer aos moçambicanos conhecimentos que ajudem a ultrapassar os desafios da nação.
O político considera que o seu Governo cumpriu a missão que lhe foi destinada, encontrando-se já lançadas as sementes para um futuro com esperança nos próximos cinco anos, o que estará associado à paz efectiva e à consolidação da democracia. “Sem paz não há desenvolvimento. Prometemos que não descansaremos sem alcançarmos a paz interior. Não vamos recuar”, reiterou.
Siga o portal África 21