Publicidade

Publicidade

Publicidade

África 21 OnlineÁfrica 21 Online

Registre-se na nossa newsletter e mantenha-se informado.
África 21 no Facebook

África 21 Online

Pesquisa

Siga o portal África 21

Feed RSS Twitter Facebook

Edição Impressa

Edição do Mês

Destaques da edição de Agosto de 2019

ÁFRICA

EXPLOSÃO DEMOGRÁFICA EM ÁFRICA, UMA BOMBA AO RETARDADOR

ÁFRICA

O PARADIGMA PARTICULAR DA DEMOGRAFIA VERSUS DESENVOLVIMENTO

ANGOLA

EXPLOSÃO DEMOGRÁFICA UMA BOMBA DE EFEITO RETARDADO

EUROPA

O PESADELO DEMOGRÁFICO QUE ASSOMBRA A EUROPA

MOÇAMBIQUE

POR ALGUNS DÓLARES MAIS

MUNDO

MUDANÇAS CLIMÁTICAS PODEM ENGENDRAR “APARTHEID GLOBAL”

VENEZUELA

O CAPCIOSO RELATÓRIO BACHELET

ÁFRICA

RUMO A UMA ÁFRICA INTEGRADA E PRÓSPERA

Ambiente

Níger: Humorista Mamane nomeado embaixador do clima do Sahel

| Editoria Ambiente | 27/11/2019

-A / +A

Imprimir

-A / +A

O humorista nigerino Mamane, de nome próprio Mohamed Moustafa Moctari, criador da famosa "République très très démocratique du Gondwana", em francês "Muito democrática República de Gondwana", foi nomeado embaixador do clima da região do Sahel, a 26 de Novembro. O comediante tem a missão "séria"de  aumentar a consciencialização sobre a protecção do meio ambiente e do aquecimento global.

Esta nomeação"tem um significado especial para mim, porque sou nigerino (...) tenho essa peculiaridade de ter crescido na Costa do Marfim, nos Camarões, para me sentir realmente africano", disse à AFP Mamane em Abidjan, durante uma conferência sobre o clima.

"Envolve um fardo pesado, além da minha responsabilidade como comediante, onde tenho que fazer as pessoas rirem",acrescentou, Mamane assegurando que queria "aumentar a consciencialização sobre o comportamento a ser adoptado para o clima, para que possamos ter um ambiente" melhor  no  que diz respeito a cortar madeiras, desperdícios jogados fora,  veículos antigos em que circulamos, uso de bicicletas, sacolas plásicas ... "

 "Nós, os comediantes, temos uma grande audiência hoje, os nossos esboços fazem milhões de visualizações, não há um discurso para a Nação que nos dê tantas visualizações, então vamos aproveitar ao máxia  a nossa mensagem para sermos úteis. Entretenimento sem mensagem é uma diversão ".

 O novo embaixador prometeu juntar as acções à palavra anunciando a sua participação em uma operação de limpeza de um  distrito de Abidjan durante o fim-de-semana.

O ministro do Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável do Níger, Al Moustapha Garba, enfatizou que Mamane tem "a missão de dar voz à Comissão do Clima para as questões das mudanças climáticas (...) Em poucas palavras, é um incentivo para colocar o seu talento e o dos seus colegas em prol da luta contra os efeitos das mudanças climáticas ".

A Comissão do Clima para a Região do Sahel (CCRS, sigla em francês), actualmente presidida pelo presidente do Níger, Mahamadou Issoufou, compreende 17 países e é responsável pelo Plano de Investimento Climático do Sahel (2018-2030) e pelo Programa Prioritário de Catalisar investimentos climáticos no Sahel (2020-2025), financiados por doadores internacionais.

 

 

Imprimir

Publicidade

Publicidade

Publicidade

Publicidade

Publicidade

Siga o portal África 21

Feed RSS Twitter Facebook
África 21 Online

Publicidade

Publicidade

Publicidade

Publicidade