Publicidade

Publicidade

Publicidade

África 21 OnlineÁfrica 21 Online

Registre-se na nossa newsletter e mantenha-se informado.
África 21 no Facebook

África 21 Online

Pesquisa

Siga o portal África 21

Feed RSS Twitter Facebook

Edição Impressa

Edição do Mês

Destaques da edição de Agosto de 2019

ÁFRICA

EXPLOSÃO DEMOGRÁFICA EM ÁFRICA, UMA BOMBA AO RETARDADOR

ÁFRICA

O PARADIGMA PARTICULAR DA DEMOGRAFIA VERSUS DESENVOLVIMENTO

ANGOLA

EXPLOSÃO DEMOGRÁFICA UMA BOMBA DE EFEITO RETARDADO

EUROPA

O PESADELO DEMOGRÁFICO QUE ASSOMBRA A EUROPA

MOÇAMBIQUE

POR ALGUNS DÓLARES MAIS

MUNDO

MUDANÇAS CLIMÁTICAS PODEM ENGENDRAR “APARTHEID GLOBAL”

VENEZUELA

O CAPCIOSO RELATÓRIO BACHELET

ÁFRICA

RUMO A UMA ÁFRICA INTEGRADA E PRÓSPERA

Suplementos

Climed recria a figura do médico de família

| Editoria Suplementos | 06/11/2014

-A / +A

Imprimir

-A / +A

Atendendo à crescente procura de serviços de saúde mais humanizados e até personalizados, a Climed investiu num novo segmento de atuação, o Home Care (atendimento ao domicílio). Com esta iniciativa, a empresa pretende levar os serviços de saúde até ao utente – em casa ou no local de trabalho –, movimentando para isso uma equipa médica especializada.

A HomeCare leva os serviços de saúde até ao utente
(DR)

De acordo com Arlete Holmes Lins, Diretora Geral da Climed, para se beneficiar deste serviço o utente paga uma taxa fixa mensal bastante acessível e pode receber o atendimento médico em casa ou no seu local de trabalho, e ao mesmo custo que este teria se estivesse a ser atendido nas instalações da clínica. 

«Notamos que há uma demanda do mercado neste sentido. É sabido que a rapidez no diagnóstico e no tratamento é um fator muito importante para se evitarem complicações e garantir uma pronta recuperação. E desde sempre que apostamos também bastante na medicina preventiva: nas consultas periódicas de seguimento, nos check-ups anuais, na vacinação. Muitas pessoas, seja por dificuldades de locomoção ou de outro tipo, procuram os serviços de saúde muito tarde, o que não é bom: se a doença já avançou, muito provavelmente serão mais exames, mais remédios, mais custos, um período mais longo de recuperação já que o organismo está mais debilitado… O Home Care vem para facilitar a vida de nossos pacientes», refere Arlete Holmes Lins. Dito de outro modo, com a subscrição do serviço o utente passa a receber os cuidados de saúde na altura em que necessitar e com a mesma qualidade Climed, mas em sua casa.

«O Home Care teve o seu formato atualizado: hoje em dia a nossa ambulância com médico e/ou enfermeiro vai até ao paciente, seja para uma consulta médica, uma colheita de produtos para análises clínicas, a aplicação de uma vacina ou injeção, curativos ou outros serviços. Continuamos com aqueles que já fazíamos ao domicílio: quando a situação do doente e as condições da habitação o permitem, mantemos um enfermeiro 24/24h na casa do paciente, e organizamos a visita médica diária e a coleta de exames e demais cuidados necessários. Para os utentes há várias vantagens, desde logo a de evitar deslocações – muitas vezes sentem-se mal ou não têm condições para tal. E há, claro, a tranquilidade de permanecer no trabalho e saber que o filho, por exemplo, poderá ser atendido em casa, e tudo a um custo bastante acessível. Para aqueles que aderirem ao Plano Home Care, o pagamento dos serviços realizados também pode ser feito em casa, no momento do atendimento. Quanto a empresas que queiram contratar os serviços para os seus funcionários, o pagamento poderá ser faturado mensalmente. No fundo, queremos trazer mais conforto e segurança aos nossos pacientes», acrescenta a Diretora Geral da Climed.

Saúde ocupacional no local de trabalho

No setor da saúde ocupacional, a grande novidade é que agora os exames ocupacionais periódicos (anuais ou semestrais) que a Climed faz poderão ser realizados dentro da própria empresa, eliminando a necessidade de o funcionário se ausentar do local de trabalho.

Dentro da mesma filosofia de prevenção e promoção da saúde total do indivíduo, a Climed mantém há mais de seis anos um setor exclusivo de saúde ocupacional voltado para empresas. Os exames realizados durante este período são já milhares, sendo que são clientes algumas das maiores multinacionais que operam em Angola mas também pequenas e médias empresas, o que atesta a grande qualidade e confiabilidade dos seus serviços. São exames admissionais, periódicos, demissionais ou para mudança de função, que podem incluir audiometrias, optometrias, avaliação estomatológica e muitos outros, sempre estabelecidos de acordo com as necessidades da função e da área de atuação das empresas, e cujos resultados podem ser entregues, se urgentes, no espaço de 24h.

Cursos de primeiros socorros e palestras

Contando com formadores de reconhecidas competências, a Climed ministra cursos de primeiros socorros a vários níveis e promove campanhas de saúde com palestras sobre variados temas, testes de VIH, medição de tensão arterial ou aferição do IMC.   

Plano KIDS

Outro serviço disponível para as famílias angolanas é o Plano KIDS. Trata-se de um mini check-up infantil, realizado em meio período e com uma abordagem preventiva. Destina-se a crianças em idade pré-escolar e visa detetar, prevenir ou solucionar qualquer anomalia clínica que impeça ou dificulte a vida escolar das crianças. «Da mesma forma que fazemos uma bateria de exames a quem vai ser admitido numa empresa, aconselhamos os pais a fazer alguns exames aos filhos em idade pré-escolar. Muitas vezes deparamo-nos com crianças que são tidas como menos inteligentes porque o seu desempenho escolar não acompanha a média, mas depois de estas serem observadas deparamo-nos com outro tipo de problemas que estão a afetá-las – como falta de audição ou de visão, por exemplo. Há situações, como estas, que, se diagnosticadas a tempo, evitam futuras sequelas no desenvolvimento. Não nos devemos esquecer de que, ao ingressarem nas escolas, as crianças passam de um ambiente acolhedor para um que é competitivo, onde as suas autoconfiança e autoestima serão colocadas à prova. Devemos apoiá-las nesse momento e garantir-lhes uma boa saúde física», explica Arlete Holmes Lins. Exames de visão, de estomatologia e análises sanguíneas fazem parte da avaliação, cujos resultados ficam prontos em poucos dias.

 

Imprimir

Publicidade

Publicidade

Publicidade

Publicidade

Publicidade

Siga o portal África 21

Feed RSS Twitter Facebook
África 21 Online

Publicidade

Publicidade

Publicidade

Publicidade